top of page

A BUSCA


A BUSCA

Buscar é ir atrás de alguma coisa. Todos nós buscamos algo em diferentes momentos da vida. Buscamos sentido, compreensão, buscamos conhecimento. A busca é o que move as pessoas em direção ao que não conhecem. Aquele que busca verdadeiramente ousa ver além, ousa ir adiante, mesmo que não vislumbre de pronto uma resposta ou caminho.

Diferentemente da busca pelo que é meramente terreno, existem buscas maiores, de motivação interior e espiritual. É quando procuramos respostas para as questões não resolvidas da vida; quando vamos atrás de esclarecimentos, quando fazemos reflexões e analisamos vivências, quando meditamos sobre assuntos que nos motivam e incomodam. Tudo isso é decorrência da movimentação espiritual. Um movimento útil e necessário.

O chamado do espírito, sua busca pelo que é de igual espécie, portanto do que é espiritual, não pode ser atendido com o que é terreno, como dinheiro, conquistas técnicas, ou mesmo relações humanas, por mais valiosas que sejam. Não valem ao espírito a conservação de uma carreira, de um estilo de vida confortável ou todo o conhecimento de uma vasta biblioteca. Não valem ao espírito o otimismo por si só, nem o corpo são, belo e atlético. Um espírito ativo procura por aquilo que diz respeito ao seu desenvolvimento pessoal e interior. Seu peso e medida não dizem respeito à posição social que ocupa na Terra.

O espírito em busca sincera inquieta-se por valores perenes, que possam apoiar sua caminhada e servir-lhe de prumo e alimento, servir-lhe de condução para além do trespasse da morte. Uma firme consciência que lhe guie, ajude e guarde.

Empreender uma busca espiritual, no entanto, é um ato de livre decisão que exige seriedade. Não se mergulha no desconhecido com a presunção dos sabedores. Aquele que parte numa busca espiritual deve admitir-se de antemão não sabedor. Essa premissa é que faz dele um viajante tenaz, que não descansa enquanto não atingir o alvo.

Posts Recentes
bottom of page